O blog é nosso, compartilhado com os amigos.

Sejam todos bem vindos. Sintam-se em casa, estou aqui para ser um bom anfitrião, e ajudar no que for possível. Quero sugestões, e vamos juntos tornar este blog um ponto de referência. Um ponto de encontro para bons debates. Escolha o tema, e posso dar início a uma série de discussões, que podem ajudar no nosso crescimento pessoal e profissional. tornar este blog um ponto de referência

Quem sou eu

Brasília, DF, Brazil
Comecei no Grupo de comunicação filiado da Rede Globo em 1992. Município de Erechim no Rio Grande Do Sul, apresentava o Jornal do Almoço. Fui transferido para Santa Catarina, onde me especializei em agronegócio, nas cadeias produtivas. Produzi reportagens de mercado, sobre suínos, aves, fruticultura e produção de grãos no oeste de Santa Catarina, matérias que foram veiculadas no Globo Rural. De 1996 até 2017 trabalhei no Canal Rural onde consolidei minha carreira e minha especialização no agronegócio brasileiro. Prêmios nacionais de Jornalismo: - Prêmio CNA em Brasília (reportagem sobre o rotecionismo de mercado nos Estados Unidos - Prêmio Massey Fergunson de Jornalismo. (reportagem sobre os segredos da agricultura familiar) - Prêmio Embrapa de Jornalismo, (reportagem sobre o Brasil Livre de Aftosa).

domingo, 25 de fevereiro de 2007

Aula 03 - Corpo fala.


Uma língua chamada “corpo”.
O assunto não se esgota e de fato merece ser retomado sempre, pois o B – A BA do nosso corpo, é um estudo que precisa de muita dedicação, e principalmente atenção ao que acontece ao nosso redor. A posição do corpo de acordo com os nossos interesses. Proteção: cruzar os braços. Quer a gente perceba ou não, o nosso corpo está sempre se comunicando, dizendo algo, nas entrelinhas, ou diretamente para quem já faz esta leitura dinâmica em cada gesto, em cada movimento. Mentir gasta energia, (estou precisando mentir muito pra emagrecer), a leitura corporal, é biológica. Quando se está mentindo, coçar nariz, é um aviso de mentira sendo dita. Os olhos simbolizam as zonas de razão. Baixar o tom de voz diante de uma pergunta direta, significa como diz o professor André
= ESTÁ MENTINDOOOOO....
Mas ele explica que tem que ter bom senso, uma renite, uma alergia, enfim coçar o nariz nem sempre significa o ato deliberado de não dizer a verdade.
Postura correta, do nosso corpo revela que estamos tranqüilos. Cabeça baixa estamos informando que estamos tristes ou deprimidos. Mas pode ser uma armadilha, um copo que não foi educado pra isso, e acaba dizendo algo que não é real, a pessoa pode ter o mau hábito de andar de cabeça baixa, mas estar feliz da vida. As mensagens passadas pelo corpo nem sempre revelam a realidade da pessoa. Por isso nos educarmos para passarmos uma comunicação correta. Beleza não é problema físico mas cultural. Beleza cultural ser cultural e não animal. Gente bonita que cativa no olhar, mas na hora da primeira conversa a beleza vai embora.
Isso faz me lembrar, que em um baile, olhei pra uma loira coisa mais linda. Convidei ela pra dançar. A primeira coisa que ela disse no meu ouvido:
- “Tu não viu que eu tava te zoiando.”
Meu mundo caiu, meia volta no salão e a comunicação corporal, foi embora depois que entrou este ruído que tornou nossa relação incomunicável. O corpo dizia vem, mas a fala me avisava, cai fora que é só embalagem.
Esta aula foi profunda, falando sobre as tecnologias que se tornaram extensão do nosso corpo. Telefone, ouvido e voz. Limitações biológicas foram melhoradas com a tecnologia. Caneta é uma extensão. O livro registra o raciocínio, é a alma. A mente. dos bons autores estão fixadas nas páginas dos livros. A roupa seria também uma extensão do nosso corpo, extremamente comunicativa, dirá até que falante.
Exemplo citado pelo professor, bombeiros com toda aquela roupa especial, que vem dizendo
- “ Eu sou bombeiro, eu sou bombeiro.” Se os policias do corpo de bombeiros chegarem pra apagar um incêndio vestidos de sunga, é claro que ninguém vai acreditar, porque a roupa está dando outra informação.

MARCELO LARA

Comentário 01-Artigo do observatório.



O artigo escolhido fala sobre o repórter americano que foi expulso de Cuba.

A liberdade de imprensa por um fio.
O artigo fala sobre o correspondente do jornal americano Chicago Tribune em Cuba, Gary Marx, que não vai ter a credencial de imprensa renovada. Marx trabalha em Havana desde 2002, o Governo de Cuba argumentou que o jornalista já teria ficado bastante tempo no país e que o trabalho seria negativo contra o governo. Em Cuba as novas regras para jornalistas estrangeiros estipulam, inicialmente, a renovação da credencial a cada 30 dias. O repórter e a família dele vão ter que deixar o país. A mídia cubana é rigidamente controlada pelo governo que não permite nenhum conteúdo contra o regime, com pena de até três anos caso as regras não sejam cumpridas. Quatro jornalistas estrangeiros que tentaram entrar em Cuba na última semana foram detidos no aeroporto de Havana. Sobre este assunto, ficamos cada vez mais perplexos com as atitudes ideológicas de países como Cuba, onde o regime de Fidel é seguido por outros líderes, como Hugo Chavez na Venezuela, que não vai renovar com a principal emissora de televisão do país. Loucos que chegam ao poder com o único propósito de terem o domínio total, sobre tudo, sobre os pensamentos do povo que fica sem o direito de saber o que de fato está acontecendo em seu próprio país. O estilo populista. Evo Morales presidente da Bolívia, segue na mesma linha. E quando olhamos em nosso país, o Brasil que sempre se pensou ter liberdade, nos lembramos daquele episódio lamentável, quando o jornalista norte-americano William Larry Rohter, Junior teve o visto de correspondente cancelado pelo Ministério da Justiça e depois o Tribunal superior conseguiu rever a situação. O correspondente do Jornal The New York Times, fez uma reportagem na época afirmando que o presidente Lula tem o hábito de consumir bebidas. Tudo bem que ele sacaneou com o presidente colocando uma foto onde Lula aparece com uma caneca de chope, mas era outro contexto ele estava na abertura da Octoberfest em Blumenau. Teve outra situação que o mesmo repórter mostra fotos de umas gordas, na praia do Rio de Janeiro dizendo que as brasileiras estão fora de forma, e na realidade eram turistas estrangeiras. Por mais que o repórter faça burrada, seja incompetente ou sem ética, não dá o direito do presidente tirar a liberdade de imprensa.
MARCELO LARA

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Trabalho 01- Roteiro Jornada do Herói. Filme: SUPERMAN II.

A Jornada do herói Mitológico.

Fundamentos da comunicação.
Professor: André Azevedo
Aluno: Marcelo Lara


Encontrar a história oculta dentro de outras histórias. Seguindo o roteiro de Joseph Campbell. Tarefa: Assistir um filme e encontrar os doze passos da Jornada do herói.

Filme escolhido:
“ SUPERMAN II” 1980, com Christopher Reeve no papel principal. Um filme de super-heróis que representou um marco na época. Tenho três filmes da série. Neste segundo podemos ver perfeitamente a história oculta, principalmente quando ele perde os poderes e ao recuperar volta mais forte do que nunca, e pega os seus inimigos de surpresa.

01- O MUNDO COMUM: Neste temos uma pequena reprise no inicio para mostrar o cotidiano do personagem ainda bebe em seu planeta de origem. A idéia de entrar em um mundo especial diferente, foi involuntária no caso do super-homem. Ele chegou na terra e os Estados Unidos foi o lugar onde a pequena nave enviada pelo seu pai de Kripton, aterrissou. Já na fase adulta o cotidiano do personagem, como cidadão comum retrata esta realidade, mas com nosso personagem na pele de Klark Kent, escondendo seus poderes.

02- CHAMADO Á AVENTURA: No caso do super-homem o chamado vem quando alguém está em perigo. No caso mais clássico, a Lois Lane sempre corre risco de vida, e ele já entra em ação. Deixa claro aqui qual o objetivo do herói. O superman, de cara salva a repórter do planeta diário de uma queda de Helicóptero.

03- RECUSA DO CHAMADO: O super-homem, decidiu ser um homem comum e logo agora que uma explosão libertou os criminosos kripitonianos que estavam vagando no espaço presos. Ele conta pra sua amada, a Lois Lane, que é o superman. Ele vai até o pólo norte onde estão os cristais, e toda a história dele arquivada. Orientado por sua mãe virtual, ele entra em uma cápsula, e recusa os poderes, se transforma em um ser-humano comum.

04- ENCONTRO COM O MENTOR: Quando O superman, recusa os poderes, os inimigos kripitonianos já fizeram a festa na terra. O mentor no caso é a mãe dele virtual que avisa dos perigos que ele vai encontrar sem os poderes.

05- TRAVESSIA DO PRIMEIRO LIMIAR. Neste filme em especial, ele entra com o desafio de enfrentar os desafios na terra como cidadão comum, e o mundo fica mais estranho. Por que agora ele sente dor.



06- TESTES ALIADOS E INIMIGOS. Neste caso os aliados são apenas os amigos, e principalmente a sua namorada Lois Lane. No filme o nosso herói é testado a todo instante, uma espécie de provocação para que ele tente recuperar os seus poderes.

07- APROXIMAÇÃO DA CAVERNA OCULTA. O pesadelo de Superman vem quando ele descobre pelo noticiário que os kripitonianos tomaram conta da Terra, e ele não tem como defender.

08- A PROVAÇÃO SUPREMA. Nesta fase o Superman, enfrenta o frio, enfraquecido depois de ter apanhado em um bar, e vai de carona, para retornar aos cristais. Chega esgotado, é a provação suprema.

09- RECOMPENSA. Após todo o esforço para recuperar os poderes, a recompensa veio com um dos cristais que devolveu toda a força do nosso herói, no Pólo Norte, e Superman esta pronto para enfrentar os inimigos.

10- CAMINHO DE VOLTA- O caminho de volta, no caso, ele corre perigo pois os três kripitonianos tem a mesma força que o SUPERMAN. Um retorno difícil. Uma batalha de três contra um, no centro de Nova York. Superman ainda tem que evitar que vidas humanas sejam desperdiçadas.

11- RESSURREIÇÃO. Neste filme poderíamos dizer que temos dois momentos, aquele em que o superman está sem poderes e ressurge com a recuperação dos poderes. Mas no caso eu coloco como ressurreição no momento que o Superman leva os inimigos para o Pólo Norte. Ele está vulnerável porque a Lois Lane está nas mãos dos kripitonianos e pode morrer. Superman entra na cápsula dizendo que vai perder todos os poderes, e neste momento acontece o inverso, quem perde os poderes são os inimigos, e ele volta com toda força.

12- RETORNO COM O ELIXIR. Derrotando os inimigos, ele volta para o seu mundo comum. Para não deixar a Lois Lane sofrendo, com um beijo, ele faz ela esquecer de tudo. Agora fortalecido, volta ao bar onde apanhou e da uma lição no cara. E pra fechar este retorno ele claro coloca a bandeira dos Estados Unidos de volta no topo da Casa Branca.


Uberaba, 16 de Fevereiro de 2007.

domingo, 18 de fevereiro de 2007

AULA 02 - 2007

CIÊNCIA E O CAMINHO DO CONHECIMENTO ACADÊMICO.

Professor Andre Azevedo.

Não estive presente, mas pesquisei de acordo com os colegas. Pelo que senti não foi tão empolgante quanto a primeira aula. A ciência quanto mais dúvidas melhor, uma porta a mais pra abrir. A partir do início da modernidade, a ciência foi definida como o caminho privilegiado e mais seguro de acesso à realidade. Isso possibilitou ao homem desvendar os mistérios das incontroláveis forças ocultas que nos dão tanto medo. A ciência passou a ser vista como o motor do desenvolvimento, símbolo do progresso. Uma relação entre ciência e desenvolvimento humano e social. Instituições foram criadas e organizadas com o objetivo de produzir ciência e traduzir seus resultados para prática. A universidade foi paulatinamente incorporando este sentido prático do saber. Dela se espera, cada vez mais, que produza conhecimentos úteis e também forme pessoas capazes, de atender aos quesitos de um mundo moldado pelas mesmas ciência e tecnologia. Neste caminho ai vai:
=Como estamos na graduação, é o primeiro grande passo. O grau acadêmico nos sistemas de educação superior é inspirado no modelo francês e se refere ao primeiro título universitário recebido pelo estudante. Os cursos de graduação são os primeiros a serem freqüentados por quem procura formação superior. A graduação possibilita o exercício da profissão para a qual a pessoa se graduou, ou de continuar seus estudos em nível de pós-graduação, como mestrado e doutorado.
=O bacharelado ou bacharelato é um tipo de diploma acadêmico na graduação. Esses diplomas permitem aos bacharéis o exercício profissional
=A Especialização propriamente dita, também conhecida como especialização Lato sensu (do latim "em sentido amplo"), é um curso de pòs-graduação que pode ter duração de um ou dois anos. Tem como pré-requisito básico a conclusão de um curso superior e em termos de continuidade, não garante o acesso ao doutorado, exceto programas de doutorado que aceitam que se agregue a experiência profissional. A especialização dá oportunidade ao graduado de se especializar em uma área específica, podendo ser uma área diretamente ligada à primeira graduação ou não. Em alguns países os créditos dos certificados lato sensu podem contar como o primeiro ano de um mestrado na mesma área.
=O mestrado pode ser referido como especialização Stricto sensu, que é uma especialização num tema mais específico que o lato sensu. O ensino de pós-graduação é aquele destinado aos estudantes que possuem diploma universitário (bacharelado, licenciatura) ou do ensino tecnológico de terceiro grau tecnólogo.
Lembrando que ao fim de cada curso temos que fazer uma monografia ou TCC. No mestrado apresentar u ma dissertação. E no doutorado uma tese. Era isso, na realidade fiz um, resumo do que pesquisei.

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

AULA 01- 2007

REDESCOBRINDO A COMUNICAÇÃO.

André Azevedo - Aula 01 - 2007 - Fundamentos científicos da comunicação.

Sobre o professor a primeira impressão foi de domínio do conteúdo e muita cultura para ser repassada para nós: aprendizes. Uma aula que não teve lugar para o cansaço. O que me chamou atenção foi o desafio de destruir as bases conhecidas da comunicação do nosso cotidiano tendo por conceito os fundamentos científicos. A primeira viagem do professor foi de fato captar a atenção de todos com a teoria de como somos pequenos. Dos milhares de indivíduos que formam o nosso corpo, até os indivíduos que formam o universo, chegando ao ser supremo: "DEUS". Intrigante e que faz pensar, mesmo que a expectativa ao convite de ir lá fora fosse maior , valeu a pena. Faz os pensamentos fluirem rapidamente, tendo a idéia que se não fosse a gravidade poderíamos cair neste abismo sem fim, ainda bem que a Terra nos acolhe, nos gruda como um ímã. No primeiro dia, um resumo do que está por vir, as mais diversas formas de se comunicar, com o corpo, com a alma, com os gestos , com a música. O inconsciente maior do que o nosso consciente. Fazer pensar, interagir, foi essa a provocação do professor, para viajarmos entre a realidade e a fantasia. Mitos que flutuam em nossa inconsciência, que serviram de base para a ciência moldar os conceitos de sucesso no mundo do cinema. Tarefa que busco agora cumprir em minha pequena videoteca. Achei melhor buscar um filme que me ajude, e peguei o SUPERMAN 02, aquele clássico da década de 1980. A jornada do Herói Mitológico, a base para render milhões e nos prender com o mesmo roteiro oculto atrás de cada "novo personagem". Sobre isso li que muitos consideram um dos mais importantes livros do século XX: " O HERÓI DE MIL FACES" de Joseph Campbell que trabalha a noção de que as histórias (todas elas) estão ligadas por um fio condutor comum. Assim, desde os mitos antigos, passando pelas fábulas e os contos de fadas até os recentes estouros de bilheteria do cinema americano, a humanidade vem contando e recontando sempre as mesmas histórias. A história oculta dentro de outras é chamada por Campbell de " A JORNADA DO HERÓI MITOLÓGICO". Bom era isso. Ah ....lembrando " matéria e energia são a mesma coisa". Pena que nesta segunda já terei que faltar devido ao meu trabalho, não é a saga de herói, mas preciso garantir o pão de cada dia. De qualquer forma tenho um roteiro para fazer, um programa de 22 minutos mas não sigo a receita de Campbell.

MARCELO LARA