O blog é nosso, compartilhado com os amigos.

Sejam todos bem vindos. Sintam-se em casa, estou aqui para ser um bom anfitrião, e ajudar no que for possível. Quero sugestões, e vamos juntos tornar este blog um ponto de referência. Um ponto de encontro para bons debates. Escolha o tema, e posso dar início a uma série de discussões, que podem ajudar no nosso crescimento pessoal e profissional. tornar este blog um ponto de referência

Quem sou eu

Brasília, DF, Brazil
Comecei no Grupo de comunicação filiado da Rede Globo em 1992. Município de Erechim no Rio Grande Do Sul, apresentava o Jornal do Almoço. Fui transferido para Santa Catarina, onde me especializei em agronegócio, nas cadeias produtivas. Produzi reportagens de mercado, sobre suínos, aves, fruticultura e produção de grãos no oeste de Santa Catarina, matérias que foram veiculadas no Globo Rural. De 1996 até 2017 trabalhei no Canal Rural onde consolidei minha carreira e minha especialização no agronegócio brasileiro. Prêmios nacionais de Jornalismo: - Prêmio CNA em Brasília (reportagem sobre o rotecionismo de mercado nos Estados Unidos - Prêmio Massey Fergunson de Jornalismo. (reportagem sobre os segredos da agricultura familiar) - Prêmio Embrapa de Jornalismo, (reportagem sobre o Brasil Livre de Aftosa).

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Aula- 32


A teoria - Agora é só colocar em prática. Pensar e agir.


Nesta aula, meu grupo apresentou o capítulo 05, falamos de globalização provocada pela mídia. A cobertura das guerras. A Guerra do Vietnã foi a primeira que teve cobertura da televisão. Os telespectadores deixaram de ser passivos, e foram pras ruas protestar. Ao longo dos anos, o jogo de interesses, a manipulação. A grande frase, os americanos mudaram apenas de estratégias. A DIPLOMACIA DO CANHÃO FOI TROCADA PELA DIPLOMACIA DAS REDES.

Da aldeia global. Tv, computador, internet, o cidadão agora é global. A política que não deu certo na hora de levar a comunicação, a informação aos países pobres, a velha ditadura.

A teoria continua se formando.

Comentário 11- Observatório



Rádio Comunitária é legal - artigo do fórum libertário das ..

Usar argumentos de uma minoria é perseguida , que faz justiça a artistas excluídos e dá voz aos pobres , não cola . Sem querer generalizar , mas quem viu de perto nas mãos de quem foram parar a maioria das rádios comunitárias ( no interior do país , por exemplo ) , não pode concordar ficando até revoltado . Ora, vi com meus próprios olhos e ouvi com meus ouvidos , rádios que pleiteavam ser comunitárias , funcionarem nas mãos de políticos recusados pelo povo , comercializando tanto quanto as comerciais e não vi abrirem espaço para bairros , entidades , associações , projetos culturais como prevê a legislação das comunitárias . Sou a favor de canais comunitários , de rádio e tevê ( seja cabo , seja aberta ) , mas só quando houver uma ANATEL livre e quando a regulamentação for seriamente colocada em prática. Democracia impõe cumprir com seriedade suas pretensas funções ....

Comentário 10 - Observatório

Educação - tema esquecido nas pautas
Assino embaixo o comentário , é uma realidade . É o que digo. As pautas têm sempre o mesmo foco , se esquecem de ‘ajudar a construir um país melhor “ . A falta de materiais sobre o Plano de Desenvolvimento da Educação são exemplo claro . Ora é um lead que não dá audiência, não vende jornal ... A queixa do assessor de imprensa do ministério da educação é procedente . Leandro Maschall tem toda a razão . Não dá prá entender que a educação seja um tema de relevância indiscutível ... até mesmo nas prisões se reconhece que a educação deve ser a prioridade um no Brasil . Sabe-se que só com educação haverá voto mais consciente , cobrança mais dura dos corruptos , exigência maior do serviço público , REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA E MISÉRIA , sabe-se ..... mas a grande imprensa vira as costas .... Ora é certo que não se queira deixar manipular por interesses do governo , mas saber tudo sobre a educação , é questão de direito fundamental para o público ... Ponto contra a grande imprensa ...

Comentário 09 - Observatório


Imprensa Marrom
Discordo do Rolf Kuntz . Não é que o Brasil seja assim tão marrom , a imprensa dá uma força , sim . Basta avaliar a sucessão de pautas dos telejornais ou as capas dos principais jornais . Parece assessoria de imprensa da TRAGÉDIA . Redações pautadas pelo trágico, triste, revoltante. Não que goste de alienação . Brasileiro , público em geral, tem que saber dos fatos , ainda mais quando paga salário para suas lideranças políticas lhe representarem . A corrupção não deve mesmo ficar embaixo do tapete e só saindo na mídia para ser atacada . Mas , não há exemplos de juízes sérios ??? De lideranças dedicadas ??? Políticos talvez não encontremos , mas se “os pauteiros “ ampliarem o foco vão achar exemplos de cidadãos no Brasil . Há personagens fantásticos nesse país que nunca ganharão uma linha nos jornais .

Comentário 08 -Artigo do observatório

POLÍTICA DE CONCESSÕES DE RADIODIFUSÃO



Não é de hoje que o setor ( especialmente o rádio ) carece de uma política SÉRIA e DEFINIDA para liberação de novas concessões . Desde que a radiodifusão passou a aparentar um negócio lucrativo , políticos e aventureiros minaram o “ espaço sonoro “ sem profissionalismo e apenas com interesses claros : garantir reeleição e recolher dinheiro . Se falar da liberação de novos canais educativos ou comerciais , mesmo via licitação , já é dor-de-cabeça , então o que dizer da INOPERÂNCIA TOTAL da ANATEL e da Polícia Federal quando se trata das emissoras clandestinas as piratas . Dia desses , aeroportos tiveram que ser fechados por causa da interferência das piratas no céu de São Paulo . Fecham-se aeroportos, mas as clandestinas FICAM ABERTAS . No interior do Brasil a pirataria no rádio9 é uma PRAGA . Mas voltando as novas concessões , é caso sério mesmo . Mas da metade das concessões têm saído para “laranjas” que representam lideranças políticas. A saída é colocar para funcionar o Conselho Nacional de Comunicação. A cobrança tem que ser dos profissionais do setor . Aliás , por que se fala tão pouco sobre isso na mídia ???

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Aula 31

É de ficar LeLé.

Mais um dia de seminário sobre o livro "História das Teorias da Comunicação". Não vou tentar explicar, quem quiser que leia o livro (risos). Quando alguém encontrar um livro traduzido me ligue. Ainda não descobri qual foi a língua utilizada, mas tenho minhas dúvidas se é de Marte ou de Vênus. Enfim, já que temos que passar por isso para crescermos, e fazer aquela massagem no cérebro, que seja então. Porque o livro tem riqueza de conteúdo e nos revela como a comunicação foi evoluindo no planeta, e como se usou dela para o imperialismo, para o consumismo, para a ideologia.

Aula 30


Primeiro dia de seminário sobre o livro "História das Teorias da Comunicação". Pelas palavras do André: “ Algo bizarro aconteceu aqui para não sairmos do chão. Um dos grupos não apresentou o trabalho, e outro não deu tempo. Apenas um dos grupos fez conforme o mandado. Livro difícil, tenho certeza que a turma não vai esquecer tão cedo esta aula, nem o professor.

Aula 29


Acadêmicos ou cineastas. È o momento Hollywood, finalmente os vídeos sobre a industria cultural. Um chamado para a criatividade, mais uma vez um sucesso. O André conseguiu fazer os alunos mexerem a campo, com vídeo, um desafio, bem executado. Humor, críticas, diversão, realidade. Fiz um vídeo que retratou o contexto da matéria, ficou burocrático mas acredito que deu conta do recado.

Aula 28



E chegou o livro Histórias das Teorias da Comunicação. No estilo sempre inovador, o laptop, em cima de uma cadeira, veio o primeiro capítulo do livro, imagens e textos sobre cultura e alienação. Temos que concordar que o André com certeza, não tem nada de alienado, com a postura que toma diante dos conceitos, e da vida no cotidiano acadêmico.

Aula 27


Nesta aula, veio o aprofundamento no cérebro de homens como Adorno. O André, esclareceu parágrafo por parágrafo, do resumo sobre a industria cultural. Um trabalho difícil, mas que é fácil ver no nosso dia a dia, a força que ela exerce sobre nossas vidas, e como isso se tornou cultural, tradicional, e segue mexendo com o que somos.

Aula 26

SURPRESA!!!!

Surpresa com o André? Quem ainda se surpreende com o André?. Ele adora mexer com o conforto da turma. Nos fazer pensar é um desafio constante do professor. E haja neurônio para interpretar textos sobre industria cultural, onde os velhos pensadores adoram usar palavras difíceis, e uma página pra dizer “ você é dominado”. Espero que ele não use as perguntas feitas em aula, vai saber né....

Aula 25


Estamos todos dominados.

SURPLUS, MUNDO COLA, as propagandas para atingir o publico, Fizemos um debate dos mais críticos a respeito dos documentários "Surplus" e "Mundo Cola".As propagandas para atingir o público vende identidade, assim como a coca cola faz."Viva o lado coca-cola da vida", seria um bom exemplo.Na indústria cultural, o poder que a publicidade possui acaba nos afetando diretamente, tendo um grande poder formação de idéias.Podemos definir a indústria cultural como o comando supremo, do planeta, alienando desumanizando, ditando regras, modas, conceitos, contradições, e sutilmente nos fazendo consumir o desnecessário. Ela "rouba" nossas almas, para depois vendê-las pra nós mesmos de volta” é assim que o André gosta de definir a industria cultural. O debate não pode parar, e precisamos sempre estar atentos ao que acontece ao nosso redor, e tentar escapar das garras da industria cultural, ou se quisermos ficar ricos, nos transformarmos na industria cultural para controlar os outros.

Aula 24



Uma aula para colocar em dia, e tirar todas as dúvidas sobre os trabalhos, que de fácil só tem a cara do André dizendo que é moleza e que não precisa de muito tempo. Os detalhes sobre o primeiro vídeo da turma, um filme com tempo de cinco a sete minutos, que deveria servir de conteúdo para explicar o que é a indústria cultural.

Aula 23


Dia de eleição, agito, badalação, risos. Quem vai ser o representante da turma, tudo bem também tinha meu nome, mas apenas para figurar na democracia acadêmica, a disputa estava mesmo entre dois nomes de expressão que dividiram a turma e no final o Dagmar venceu a Aline.Em seguida o grande debate. Houve uma divisão em dois grupos .Um dos grupos tinha por objetivo defender a mídia, e o outro acabar com a mesma, mostrando seus pontos negativos.Deu pano pra manga, pois nós como comunicadores tivemos que defender, e logo após atacar, princípios que fazem parte da nossa profissão. Um experiência interessante, para construirmos, e destruirmos conceitos sobre dominação da mídia, e sobre o verdadeiro papel dos comunicadores.

Aula 22


A coca cola, só não é redonda, mas o mundo gira em torno de um produto, que é uma cultura enlatada, ou engarrafada, um conjunto de idéias que vem dos EUA. Assistimos a mais um ótimo documentário. Que mostra toda a trajetória da coca cola, desde o surgimento até os dias de hoje. Fazer o mundo consumir a coca cola. Até o papai Noel é filho deste produto. Curiosidades a coca cola antigamente era usada como xarope e tinha álcool. Um sábado bem aproveitado, o conhecimento não tem data nem horário para ser absorvido, por nossas mentes impacientes.

Aula 21



Cultura de massa, um assunto inesgotável, já que somos a massa, e também podemos estar manipulando essa mesma massa. As informações não chegam aos indivíduos sem um meio de comunicação.A cultura de massa é atingida por diversas mídias democratizando o conhecimento.
Discutimos as culturas: cultura erudita e cultura popular.
-Cultura Erudita:, mergulha na profundeza da alma para encontrar o que as pessoas procuram, compreendida por poucas pessoas (de elite, clássica);
-Cultura Popular: feita no dia-a-dia, popular, de rua, roça, quase de forma espontânea para responder os problemas locais.
Logo após, conversamos sobre a indústria cultural.A cultura se torna um ponto de fabricação de acordo com cada região e cada época.Tudo o que a indústria quer, é nos transformar em robôs, bicho, máquina.A cultura deixou de ser humana , está se desumanizando, tirando assim a criatividade das pessoas.Sendo assim, podemos considerar esse meio uma perversão da cultura, pois não nos permite sermos humanos.

Aula 20



Assistimos um documentários super interessante:SURPLUS.O imperialismo, o domínio das pessoas que são controladas pelo consumismo em exagero. Mexe com o nosso cotidiano, com o nosso conforto, na realidade nos vemos naquela situação, saímos da engrenagem normal, enxergamos de fora o que está acontecendo no mundo. Como funciona, como trabalhamos para quem está no topo da pirâmide, da cadeia alimentar selvagem nesta selva de pedra. Um documentário indispensável para todos que não querem ser apenas mais um neste mundão de Deus.

Aula 19




A PROVA= Um teste que força as nossas mentes na busca pelo conhecimento. Hoje foi o dia da primeira prova do André. Quem não cola não sai da escola. Na realidade a cola nada mais é do que um reforço no estudo, porque o objetivo final é o conhecimento, a preparação do acadêmico.

Aula 18

O JOGO DA VIDA .



Escravos de Jó jogavam gaxangá
Tira,põe, deixa ficar... Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá Uma brincadeira levada a sério, pelo professor. A idéia era mesmo de organização, de como trabalhar em grupo, porque um depende do outro para a execução da tarefa, não um simples distração, mas uma engrenagem que poderia ser de uma empresa, de uma comunidade, de uma decisão em grupo para algo extremamente importante. Serve de teste para descobrir quem são os líderes, quem tem jeito para levar um trabalho a frente.

Aula 17

IDEOLOGIA.


Ser ideológico, pregar a ideologia, é um fator de debate, de embate, de conflito. Conceitos definidos, pré-definidos, sobre tudo. Interesses ideológicos, mudam os rumos da política, da economia, do futuro do planeta. Não podemos brincar com a ideologia. Ideologia: "conjunto de idéias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas".Nasceu como a ciência das idéias. Posteriormente, esta palavra ganharia um sentido pejorativo quando Napoleão chamou De Tracy e seus seguidores de "ideólogos" no sentido de "deformadores da realidade". Alguns filósofos questionam o significado de ideologia.Ela é criada na verdade para disfarçar as verdades.
Muitos pensam que as pessoas criam certas "verdades" que são condicionadas pelos seres humanos com o interesse de conseguir algo vindo dessas verdades, pois gostamos dos benefícios que elas nos trazem. No entanto, ter uma ideologia poderia consistir apenas em sistematizar princípios éticos, incluindo as relações entre eles. (Por exemplo, o comunismo coloca a igualdade como um valor acima dos outros; o neoliberalismo considera unicamente a liberdade econômica; o republicanismo o equilíbrio entre liberdade, igualdade e fraternidade; etc.) Não tem que ser uma grelha de interpretação da realidade válida em todos os lugares e em todas as épocas, ou uma teoria final sobre a natureza e as necessidades humanas e sobre uma (utópica) harmonia social. Claro que tudo isto era fornecido em pacote pelas religiões monoteístas pré-modernas, e que por isso, no século 20, se exigiu o mesmo às ideologias utópicas.

Aula 16



Dia para festa, fomos dispensados por um bom motivo, o nascimento da filha do André. Um descanso merecido quer dizer, descanso que nada, porque criança dá um trabalho...... Mas é maravilhoso, uma nova vida chegando para mexer com o mundo, ou pelo menos no início com a vida do jovem casal.

Aula 15

O FUTURO DO JORNALISMO.




Dia de palestra virtual, uma vídeo conferência, com profissionais de diversas áreas, principalmente sobre a internet. Alguns profissionais, questionaram a falta de preparo dos jornalistas que saem da faculdade. De fato a questão do diploma ainda é uma discussão quem alta, porque além das técnicas, ser jornalista está no sangue e requer talento. Mas a legalização é necessária, para evitar os picaretas de plantão, mas não podemos desprezar bons profissionais que nasceram para este fim e cumprem com ética e muita criatividade a função. O debate mostrou a interatividade dos internautas, que geram novas pautas, e debatem com os colunistas. A questão de se corrigir ou não o material mandado pelos leitores. Na realidade, se o leitor detona quando o jornalista escreve errado, deixa o texto original na íntegra com a assinatura do internauta. Uma teleconferência que interligou as diversas faculdades do país. È discutindo que se encontra o caminho para o jornalista do futuro.