O blog é nosso, compartilhado com os amigos.

Sejam todos bem vindos. Sintam-se em casa, estou aqui para ser um bom anfitrião, e ajudar no que for possível. Quero sugestões, e vamos juntos tornar este blog um ponto de referência. Um ponto de encontro para bons debates. Escolha o tema, e posso dar início a uma série de discussões, que podem ajudar no nosso crescimento pessoal e profissional. tornar este blog um ponto de referência

Quem sou eu

Brasília, DF, Brazil
Comecei no Grupo de comunicação filiado da Rede Globo em 1992. Município de Erechim no Rio Grande Do Sul, apresentava o Jornal do Almoço. Fui transferido para Santa Catarina, onde me especializei em agronegócio, nas cadeias produtivas. Produzi reportagens de mercado, sobre suínos, aves, fruticultura e produção de grãos no oeste de Santa Catarina, matérias que foram veiculadas no Globo Rural. De 1996 até 2017 trabalhei no Canal Rural onde consolidei minha carreira e minha especialização no agronegócio brasileiro. Prêmios nacionais de Jornalismo: - Prêmio CNA em Brasília (reportagem sobre o rotecionismo de mercado nos Estados Unidos - Prêmio Massey Fergunson de Jornalismo. (reportagem sobre os segredos da agricultura familiar) - Prêmio Embrapa de Jornalismo, (reportagem sobre o Brasil Livre de Aftosa).

domingo, 18 de fevereiro de 2007

AULA 02 - 2007

CIÊNCIA E O CAMINHO DO CONHECIMENTO ACADÊMICO.

Professor Andre Azevedo.

Não estive presente, mas pesquisei de acordo com os colegas. Pelo que senti não foi tão empolgante quanto a primeira aula. A ciência quanto mais dúvidas melhor, uma porta a mais pra abrir. A partir do início da modernidade, a ciência foi definida como o caminho privilegiado e mais seguro de acesso à realidade. Isso possibilitou ao homem desvendar os mistérios das incontroláveis forças ocultas que nos dão tanto medo. A ciência passou a ser vista como o motor do desenvolvimento, símbolo do progresso. Uma relação entre ciência e desenvolvimento humano e social. Instituições foram criadas e organizadas com o objetivo de produzir ciência e traduzir seus resultados para prática. A universidade foi paulatinamente incorporando este sentido prático do saber. Dela se espera, cada vez mais, que produza conhecimentos úteis e também forme pessoas capazes, de atender aos quesitos de um mundo moldado pelas mesmas ciência e tecnologia. Neste caminho ai vai:
=Como estamos na graduação, é o primeiro grande passo. O grau acadêmico nos sistemas de educação superior é inspirado no modelo francês e se refere ao primeiro título universitário recebido pelo estudante. Os cursos de graduação são os primeiros a serem freqüentados por quem procura formação superior. A graduação possibilita o exercício da profissão para a qual a pessoa se graduou, ou de continuar seus estudos em nível de pós-graduação, como mestrado e doutorado.
=O bacharelado ou bacharelato é um tipo de diploma acadêmico na graduação. Esses diplomas permitem aos bacharéis o exercício profissional
=A Especialização propriamente dita, também conhecida como especialização Lato sensu (do latim "em sentido amplo"), é um curso de pòs-graduação que pode ter duração de um ou dois anos. Tem como pré-requisito básico a conclusão de um curso superior e em termos de continuidade, não garante o acesso ao doutorado, exceto programas de doutorado que aceitam que se agregue a experiência profissional. A especialização dá oportunidade ao graduado de se especializar em uma área específica, podendo ser uma área diretamente ligada à primeira graduação ou não. Em alguns países os créditos dos certificados lato sensu podem contar como o primeiro ano de um mestrado na mesma área.
=O mestrado pode ser referido como especialização Stricto sensu, que é uma especialização num tema mais específico que o lato sensu. O ensino de pós-graduação é aquele destinado aos estudantes que possuem diploma universitário (bacharelado, licenciatura) ou do ensino tecnológico de terceiro grau tecnólogo.
Lembrando que ao fim de cada curso temos que fazer uma monografia ou TCC. No mestrado apresentar u ma dissertação. E no doutorado uma tese. Era isso, na realidade fiz um, resumo do que pesquisei.

2 comentários:

Axé Uberaba disse...

Oi Marcelo, adorei seu resumo sobre esta aula!
Você disse que não esteve presente, e fez um resumo muito bom!!
Parabéns!
Abraço!

Marcela Pena disse...

Oiê, achei seu comentário, foi no primeiro post. Adorei, muito obrigada ;)
Pena que você perdeu a aula, realmente não foi tããão empolgante quanto a primeira, como você disse, mas foi muito interessante.
Estamos só na primeira etapa de muito estudo, mas e aí, já pensou o que vai fazer depois da faculdade?
Bjão, e até +