O blog é nosso, compartilhado com os amigos.

Sejam todos bem vindos. Sintam-se em casa, estou aqui para ser um bom anfitrião, e ajudar no que for possível. Quero sugestões, e vamos juntos tornar este blog um ponto de referência. Um ponto de encontro para bons debates. Escolha o tema, e posso dar início a uma série de discussões, que podem ajudar no nosso crescimento pessoal e profissional. tornar este blog um ponto de referência

Quem sou eu

Brasília, DF, Brazil
Comecei no Grupo de comunicação filiado da Rede Globo em 1992. Município de Erechim no Rio Grande Do Sul, apresentava o Jornal do Almoço. Fui transferido para Santa Catarina, onde me especializei em agronegócio, nas cadeias produtivas. Produzi reportagens de mercado, sobre suínos, aves, fruticultura e produção de grãos no oeste de Santa Catarina, matérias que foram veiculadas no Globo Rural. De 1996 até 2017 trabalhei no Canal Rural onde consolidei minha carreira e minha especialização no agronegócio brasileiro. Prêmios nacionais de Jornalismo: - Prêmio CNA em Brasília (reportagem sobre o rotecionismo de mercado nos Estados Unidos - Prêmio Massey Fergunson de Jornalismo. (reportagem sobre os segredos da agricultura familiar) - Prêmio Embrapa de Jornalismo, (reportagem sobre o Brasil Livre de Aftosa).

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

AULA 01- 2007

REDESCOBRINDO A COMUNICAÇÃO.

André Azevedo - Aula 01 - 2007 - Fundamentos científicos da comunicação.

Sobre o professor a primeira impressão foi de domínio do conteúdo e muita cultura para ser repassada para nós: aprendizes. Uma aula que não teve lugar para o cansaço. O que me chamou atenção foi o desafio de destruir as bases conhecidas da comunicação do nosso cotidiano tendo por conceito os fundamentos científicos. A primeira viagem do professor foi de fato captar a atenção de todos com a teoria de como somos pequenos. Dos milhares de indivíduos que formam o nosso corpo, até os indivíduos que formam o universo, chegando ao ser supremo: "DEUS". Intrigante e que faz pensar, mesmo que a expectativa ao convite de ir lá fora fosse maior , valeu a pena. Faz os pensamentos fluirem rapidamente, tendo a idéia que se não fosse a gravidade poderíamos cair neste abismo sem fim, ainda bem que a Terra nos acolhe, nos gruda como um ímã. No primeiro dia, um resumo do que está por vir, as mais diversas formas de se comunicar, com o corpo, com a alma, com os gestos , com a música. O inconsciente maior do que o nosso consciente. Fazer pensar, interagir, foi essa a provocação do professor, para viajarmos entre a realidade e a fantasia. Mitos que flutuam em nossa inconsciência, que serviram de base para a ciência moldar os conceitos de sucesso no mundo do cinema. Tarefa que busco agora cumprir em minha pequena videoteca. Achei melhor buscar um filme que me ajude, e peguei o SUPERMAN 02, aquele clássico da década de 1980. A jornada do Herói Mitológico, a base para render milhões e nos prender com o mesmo roteiro oculto atrás de cada "novo personagem". Sobre isso li que muitos consideram um dos mais importantes livros do século XX: " O HERÓI DE MIL FACES" de Joseph Campbell que trabalha a noção de que as histórias (todas elas) estão ligadas por um fio condutor comum. Assim, desde os mitos antigos, passando pelas fábulas e os contos de fadas até os recentes estouros de bilheteria do cinema americano, a humanidade vem contando e recontando sempre as mesmas histórias. A história oculta dentro de outras é chamada por Campbell de " A JORNADA DO HERÓI MITOLÓGICO". Bom era isso. Ah ....lembrando " matéria e energia são a mesma coisa". Pena que nesta segunda já terei que faltar devido ao meu trabalho, não é a saga de herói, mas preciso garantir o pão de cada dia. De qualquer forma tenho um roteiro para fazer, um programa de 22 minutos mas não sigo a receita de Campbell.

MARCELO LARA

6 comentários:

Fernanda disse...

Oi Marcelo!
Muito legal seu blog.
Parabéns!
Quando der visita o meu tbm e deixa um comentario.
Ate mais.

Axé Uberaba disse...

Olá Marcelo muito legal seu blog!!
Adorei também suas conclusões sobre a aula...me ajudou a enxergar outros pontos qeu eu naum tinha visto!
Parabéns!
Abraço!

Marcela Pena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcela Pena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luana Cunha disse...

passei pra da uma olhada no seu blog...
muito bom por sinal
um abraço!

mariafernandarp.blogspot.com disse...

Oi Marcelo, seu blog está ótimo. Perdi duas aulas com o André, mas já estou entendendo um pouco por esse relatório completo das aulas que você escreve. Parabéns um grande abraço!