O blog é nosso, compartilhado com os amigos.

Sejam todos bem vindos. Sintam-se em casa, estou aqui para ser um bom anfitrião, e ajudar no que for possível. Quero sugestões, e vamos juntos tornar este blog um ponto de referência. Um ponto de encontro para bons debates. Escolha o tema, e posso dar início a uma série de discussões, que podem ajudar no nosso crescimento pessoal e profissional. tornar este blog um ponto de referência

Quem sou eu

Brasília, DF, Brazil
Comecei no Grupo de comunicação filiado da Rede Globo em 1992. Município de Erechim no Rio Grande Do Sul, apresentava o Jornal do Almoço. Fui transferido para Santa Catarina, onde me especializei em agronegócio, nas cadeias produtivas. Produzi reportagens de mercado, sobre suínos, aves, fruticultura e produção de grãos no oeste de Santa Catarina, matérias que foram veiculadas no Globo Rural. De 1996 até 2017 trabalhei no Canal Rural onde consolidei minha carreira e minha especialização no agronegócio brasileiro. Prêmios nacionais de Jornalismo: - Prêmio CNA em Brasília (reportagem sobre o rotecionismo de mercado nos Estados Unidos - Prêmio Massey Fergunson de Jornalismo. (reportagem sobre os segredos da agricultura familiar) - Prêmio Embrapa de Jornalismo, (reportagem sobre o Brasil Livre de Aftosa).

domingo, 25 de fevereiro de 2007

Aula 03 - Corpo fala.


Uma língua chamada “corpo”.
O assunto não se esgota e de fato merece ser retomado sempre, pois o B – A BA do nosso corpo, é um estudo que precisa de muita dedicação, e principalmente atenção ao que acontece ao nosso redor. A posição do corpo de acordo com os nossos interesses. Proteção: cruzar os braços. Quer a gente perceba ou não, o nosso corpo está sempre se comunicando, dizendo algo, nas entrelinhas, ou diretamente para quem já faz esta leitura dinâmica em cada gesto, em cada movimento. Mentir gasta energia, (estou precisando mentir muito pra emagrecer), a leitura corporal, é biológica. Quando se está mentindo, coçar nariz, é um aviso de mentira sendo dita. Os olhos simbolizam as zonas de razão. Baixar o tom de voz diante de uma pergunta direta, significa como diz o professor André
= ESTÁ MENTINDOOOOO....
Mas ele explica que tem que ter bom senso, uma renite, uma alergia, enfim coçar o nariz nem sempre significa o ato deliberado de não dizer a verdade.
Postura correta, do nosso corpo revela que estamos tranqüilos. Cabeça baixa estamos informando que estamos tristes ou deprimidos. Mas pode ser uma armadilha, um copo que não foi educado pra isso, e acaba dizendo algo que não é real, a pessoa pode ter o mau hábito de andar de cabeça baixa, mas estar feliz da vida. As mensagens passadas pelo corpo nem sempre revelam a realidade da pessoa. Por isso nos educarmos para passarmos uma comunicação correta. Beleza não é problema físico mas cultural. Beleza cultural ser cultural e não animal. Gente bonita que cativa no olhar, mas na hora da primeira conversa a beleza vai embora.
Isso faz me lembrar, que em um baile, olhei pra uma loira coisa mais linda. Convidei ela pra dançar. A primeira coisa que ela disse no meu ouvido:
- “Tu não viu que eu tava te zoiando.”
Meu mundo caiu, meia volta no salão e a comunicação corporal, foi embora depois que entrou este ruído que tornou nossa relação incomunicável. O corpo dizia vem, mas a fala me avisava, cai fora que é só embalagem.
Esta aula foi profunda, falando sobre as tecnologias que se tornaram extensão do nosso corpo. Telefone, ouvido e voz. Limitações biológicas foram melhoradas com a tecnologia. Caneta é uma extensão. O livro registra o raciocínio, é a alma. A mente. dos bons autores estão fixadas nas páginas dos livros. A roupa seria também uma extensão do nosso corpo, extremamente comunicativa, dirá até que falante.
Exemplo citado pelo professor, bombeiros com toda aquela roupa especial, que vem dizendo
- “ Eu sou bombeiro, eu sou bombeiro.” Se os policias do corpo de bombeiros chegarem pra apagar um incêndio vestidos de sunga, é claro que ninguém vai acreditar, porque a roupa está dando outra informação.

MARCELO LARA

7 comentários:

Fabiana Assis disse...

Marceeeeeeeeelo!
nooossa..vc escreve mto bem!Adorei o seu blog..mto criativo em tds os aspectos e um gênio.
Gostei da foto do perfil tbm..vc parece ser um cara "vivido" jah! =)
tomara que vc aproveite ao máximo o curso!
Sucesso.. =D
passa lah no meu dps!
bjooos

Axé Uberaba disse...

Parabéns, seu resumo esté muito bom!
Você tem facilidade para escrever!
Seu blog tah muito interessante, e gostoso de ler...
Cada vez que passo por aki, aprendo mais um pouco!
Um abraço!

Mônica.Salmazo disse...

Nossa, podemos usar esse livro para muitas coisas (risos), temos sorte de ter materiais desse nível à nossa disposição.
Adorei seu post e o seu blog também.
Beijão.

Mônica.Salmazo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mônica.Salmazo disse...

Bom, o Capítulo 5 teve a seguinte apresentação: Eles pregaram um pano TNT no quadro e distribuíram um monte de apitos e bexigas, quando nós fazíamos silêncio então as garotas pintavam o pano, quando nós fazíamos barulho com os apitos, batidas de pés, bexigas e etc., elas paravam de pintar e assim por diante. Achei muito interessante mas na prática, para quem não havia lido o capítulo como eu ficou muito bagunçado e sem sentido. Mas foi legal.
Quando vocês vão se apresentar? Gostaria muito de ver.
Beijos e foi um prazer te conhecer virtualmente (risos).

Luana Cunha disse...

nossa..na verdade vim comentar do trabalho de vcs...rsrs
fico muito criativo..rssssssssss
muito bom mesmo!!

Fernanda disse...

ORELHAAAA...
hsaushaushausahsus...
qnto tempo?!?
gostei muito da nossa apresentaçao!!
e todo mundo tbm, o professor adoro!!
muito engraçado!
depois passa la no meu blog..
ate mais