O blog é nosso, compartilhado com os amigos.

Sejam todos bem vindos. Sintam-se em casa, estou aqui para ser um bom anfitrião, e ajudar no que for possível. Quero sugestões, e vamos juntos tornar este blog um ponto de referência. Um ponto de encontro para bons debates. Escolha o tema, e posso dar início a uma série de discussões, que podem ajudar no nosso crescimento pessoal e profissional. tornar este blog um ponto de referência

Quem sou eu

Brasília, DF, Brazil
Comecei no Grupo de comunicação filiado da Rede Globo em 1992. Município de Erechim no Rio Grande Do Sul, apresentava o Jornal do Almoço. Fui transferido para Santa Catarina, onde me especializei em agronegócio, nas cadeias produtivas. Produzi reportagens de mercado, sobre suínos, aves, fruticultura e produção de grãos no oeste de Santa Catarina, matérias que foram veiculadas no Globo Rural. De 1996 até 2017 trabalhei no Canal Rural onde consolidei minha carreira e minha especialização no agronegócio brasileiro. Prêmios nacionais de Jornalismo: - Prêmio CNA em Brasília (reportagem sobre o rotecionismo de mercado nos Estados Unidos - Prêmio Massey Fergunson de Jornalismo. (reportagem sobre os segredos da agricultura familiar) - Prêmio Embrapa de Jornalismo, (reportagem sobre o Brasil Livre de Aftosa).

terça-feira, 6 de março de 2007

ARTIGO 02 - OBSERVATÓRIO.


Quando a beleza pode superar o conteúdo de jornalismo?


Artigo: " Repórteres de hoje não têm fontes".



Sou ainda do tempo que os contatos estavam todos na agenda de papel, fontes construídas ao longo do tempo, com confiança criada a partir de um trabalho bem apurado. A credibilidade do jornalista atrai boas fontes. Mas como diz o artigo publicado pelo Adamo Bazani, no observatório, "estamos perdendo esta base que faz o sólido jornalismo." A silhueta conta mais do que o conteúdo. Só mesmo o tempo bem aproveitado, forja bons jornalistas. Os contatos devem ser feitos pessoalmente, moldados dentro do perfil de trabalho que o profissional resolveu adotar. Mas vemos mesmo, o MSN, tomando conta com banalidades de conversas, e o editor esperando uma bela pauta, e o que aparece é aquele release que não se sabe qual a credibilidade. Jornalismo feito sem a apuração contando com boas fontes, fontes que acrescentam o pilar principal da reportagem, que dão a harmonia do novo, do inédito, que é a alma do noticiário. Construir fontes, é muito mais do que sentar na cadeira e vasculhar a internet. Navegar é como abrir a porta do armário desorganizado, cai tudo no chão, mas tem que saber o que você vai pegar, em meio a tanto entulho, e enganação. Outro ponto discutido no artigo, é quanto a beleza de quem vai pra televisão, de fato isso está ocorrendo, mas é cultural, não quer dizer que se a pessoa é bonita não é competente. Está se procurando conciliar os dois beleza e competência, mas é um trabalho difícil, quando os dois vem em um pacote só, a pessoa é abençoada. No meu caso, estou tentando emagrecer, porque senão só mesmo em televisão de 40 polegadas. Pelo menos ainda estou prezando pelo conteúdo, a embalagem é apenas uma questão de saúde. (garantia de emprego também, beleza a gente nasce com ela ou não, mas gordura, deixa eu correr.......é uma questão de escolha).

4 comentários:

Andre disse...

Salve Marcelo Lara! Como tudo em você, este blog está excelente! Profissional! Muito, muito bom mesmo! Você é o cara! Avante Lara, avante! O mundo é seu!

Fabiana Assis disse...

Oreeeeeeeeeeeeeeelha!
O que que foi aquela apresentação de vcs hein?!
auHAUHuahUAHuahUHUH =DD
simplismente ameeei!
você dançando foi o máximo!
Vamo postar nesse blog neh?! ^^
Beijos

Moema Rabelo disse...

oreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeelha!
AHAHAHAHA]
Adorei a sua dancinhaaaaaaaaaaa..Depois faça de novo pra gente da risada!
Seu trabalho ficou otimoo!!
Beijos!

Edvane Lima disse...

Oi td bem Marcelo?
Muito bom o seu blog, vc fez excelentes comentários...depois visita lá o meu blog..
bjim