O blog é nosso, compartilhado com os amigos.

Sejam todos bem vindos. Sintam-se em casa, estou aqui para ser um bom anfitrião, e ajudar no que for possível. Quero sugestões, e vamos juntos tornar este blog um ponto de referência. Um ponto de encontro para bons debates. Escolha o tema, e posso dar início a uma série de discussões, que podem ajudar no nosso crescimento pessoal e profissional. tornar este blog um ponto de referência

Quem sou eu

Brasília, DF, Brazil
Comecei no Grupo de comunicação filiado da Rede Globo em 1992. Município de Erechim no Rio Grande Do Sul, apresentava o Jornal do Almoço. Fui transferido para Santa Catarina, onde me especializei em agronegócio, nas cadeias produtivas. Produzi reportagens de mercado, sobre suínos, aves, fruticultura e produção de grãos no oeste de Santa Catarina, matérias que foram veiculadas no Globo Rural. De 1996 até 2017 trabalhei no Canal Rural onde consolidei minha carreira e minha especialização no agronegócio brasileiro. Prêmios nacionais de Jornalismo: - Prêmio CNA em Brasília (reportagem sobre o rotecionismo de mercado nos Estados Unidos - Prêmio Massey Fergunson de Jornalismo. (reportagem sobre os segredos da agricultura familiar) - Prêmio Embrapa de Jornalismo, (reportagem sobre o Brasil Livre de Aftosa).

domingo, 8 de abril de 2007

Comentário 03- Artigo do Observatório

Sinais do fim do mundo??


Artigo: As abelhas estão indo embora...
Richard Jakubaszko em 3/4/2007


A notícia estava em página interna da Gazeta Mercantil de sexta-feira (30/3), em míseras duas colunas, com 7 cm de altura, e anunciava que "enxames de abelhas sumiram sem deixar rastro", em Illinois, EUA. Parece uma notícia simples mas chamou a atenção, pois as abelhas tem uma função extremamente crucial para a polinização, sem elas não existe agricultura, não teremos alimentos. O artigo sugere que a abelha deveria ser chamada de “operário de Deus".
Especialistas não conseguiram dar explicações para o estranho fenômeno. As abelhas foram embora e largaram a rainha, conforme as notícias, e não deixaram pistas.
O artigo levanta a questão da falta de apuração sobre o fato, na internet há indicações de que o dito fenômeno não está restrito a Illinois, mas ocorreu em outros estados americanos e foi observado também em algumas regiões da Alemanha. O artigo critica justamente isso, o fato não foi observado por nenhum jornalista. Falando até em falta de conhecimento sobre a importância das abelhas ou pior uma barriga imperdoável. O responsável pelo artigo, descreveu que foi a fundo entrevistando especialistas, apicultores, e descobriu que é um fenômeno raro. Mas um fato recente na histórica ocorreu em Chernobyl, quando vazou radiotividade naquela usina nuclear, horas antes de a tragédia ser constatada, os sensores das abelhas detectaram o problema. Em algumas colméias as abelhas fecharam-se e morreram sufocadas. Em outras abandonaram rapidamente o local sem deixar pistas.
O que chama a atenção no artigo é justamente isso, no detalhe a imprensa deixa de aprofundar assuntos que podem parecer banais mas que tem um efeito no planeta. Gostei da lembrança das palavras de Albert Einstein, ditas há mais de 60 anos: "Olhem as abelhas, se elas sumirem a humanidade tem um máximo de quatro anos de sobrevida, pois não haverá plantas e nem animais, a polinização é a grande responsável pela produção de alimentos".
De fato ao ler o artigo, fiquei pensativo, pois temos que ficar atentos aos fenômenos que por mais simples, precisam de uma explicação, e faltou a mídia apurar melhor o fato. Pode ter um significado muito maior entre causa e efeito, já que tem antecedentes como Chernobyl. O planeta já sente o aquecimento global, que mais pode estar dando sinais do fim dos tempos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Na minha visão, estamos chegando perto do início do real fim.
Para aqueles céticos e para aqueles que só acreditam vendo, recomendo uma profunda meditação.
Existe muitos livros, muitos escritores, imensa literatura no mundo para uma profunda análise.
A quem se interessar recomendo uma pesquisa do povo Maia e seu famoso calendário, mas cuidado, pesquise sobre os Maias Clássicos.
Acho que eles estão certos, algo vai acontecer em 2012.
O que vai acontecer eles não disseram e nem deixaram escrito, apenas, sem mais sem menos o calendário Maia vai até 2012,...